Oportunidade de renda extra :Como Ganhar Dinheiro na Internet

o Iniciante em Marketing Multinível

Marketing multinível (MMN), também conhecido como venda direta ou marketing de rede , é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores. Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores. Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide.

De acordo com Will Marks, “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.

Modelo de negócio


 “É cada vez maior o número de companhias dispostas a confiar a distribuição de seus produtos e a atenção personalizada a seus clientes a terceiros especializados”, o que reforça a ideia de o modelo de marketing de rede ser uma grande tendência em diversos segmentos de mercado.

O marketing multinível faz parte de um conjunto de canais por onde um fabricante pode fazer com que seus produtos cheguem ao seu consumidor. Além do marketing multinível, os outros canais que realizam esta tarefa são: varejo, vendas diretas e vendas por catálogos ou ordem postal.

Varejo: O produto é comercializado por meio de estabelecimentos como farmácias, mercearias, mercados etc. Segundo Kotler, “o varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal [...]”.
Vendas Diretas: A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. Este tipo de venda é muito comum quando se trata de cosméticos, perfumes, artigos para o lar e afins. Táticas como vendas de porta-em-porta e reuniões em casa são bastante difundidas pelas vendas diretas.
Vendas por catálogo: Como o próprio nome diz, as vendas são realizadas por meio de revistas e jornais enviados para o consumidor.
Marketing multinível: Este tipo de canal derivou das vendas diretas. Porém, em essência, possui algumas diferenças. A fim de exemplificar o funcionamento do sistema, vamos supor uma situação em que o sistema de marketing multinível pode ser aplicado:


Funcionamento



O MMN é geralmente usado por uma empresa (fabricante, importadora, distribuidora) de produtos ou serviços que entende que, por necessidades e estratégia de mercado, bem como possíveis vantagens financeiras, administrativas e logísticas, aquilo que vende terá maior sucesso utilizando esse canal de vendas.

O crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas e, para aumentar a presença no mercado, é solicitado aos representantes que recomendem pessoas interessadas em trabalhar no mesmo cargo. Como incentivo é oferecido um prêmio para cada recomendação.

Àqueles que recomendam novos vendedores é dada também uma comissão sobre as vendas de cada um dos indicados, de forma a incentivar a busca por bons profissionais e o treinamento destes. Se os indicados também recomendarem outros, é iniciado o processo de formação da rede de vendedores. Os vendedores assumem uma postura empreendedora e independente, controlando suas próprias redes e negócios, mas ainda vendendo e/ou consumindo os produtos do fabricante 


Estrutura


Assim como em outras estruturas empresariais, uma empresa de marketing multinível é composta por cargos e funções específicas em sua estrutura. Ou seja, cada cargo ou função fica responsável por cada etapa do processo. Esse conjunto de responsabilidades sustenta a ampliação da rede e, consequentemente, a inserção dos produtos comercializados em novos mercados sem deixar de suprir as necessidades dos antigos clientes e distribuidores. Basicamente, os setores, cargos e suas respectivas funções são:[8]

Presidente e CEO - Possui responsabilidade total sobre as funções da empresa.
Vendas - Responsabilidade sobre os recrutamentos, treinamentos, desenvolvimento e motivação da força de vendas dos distribuidores independentes. O executivo de vendas também é responsável por desenvolver e promover o negócio como um produto, incluindo design e atualização dos materiais do kit de vendas inicial (kit de patrocínio).
Marketing - Este setor se encarrega da seleção e manutenção da linha de produto apropriada para que a organização de vendas (distribuidores) possa vender. Fatores como preço, promoção, relações públicas, comunicações de marketing, posicionamento e lucratividades também são responsabilidades inerentes ao setor de marketing, assim como o sucesso de lançamento dos produtos pesquisas de marketing e análises competitivas.
Operações: - O setor de operações dá suporte às etapas de produção, compras, distribuição, embarque de mercadorias e controle de inventários.
Suporte administrativo e financeiro - Algumas funções como gerenciamento de informações, jurídico, de recursos humanos, planejamento financeiro e contábil são as responsabilidades do setor.
Desenvolvimento de Produto - O desenvolvimento de produto deve representar uma ação entre representantes de vendas, marketing, operações e financeiro. Essa ação conjunta dos setores forma o Comitê de Desenvolvimento de Produto. A criação e desenvolvimento de um novo produto dependem da exigência do mercado. Esse desenvolvimento deve visar ao aumento de pedidos e/ou estímulo para recrutamento de novos distribuidores.
Departamento de suporte - Este departamento deve assegurar a interação entre os distribuidores ou representantes. A importância da ênfase da tecnologia nesse processo é essencial, pois, além de transmitir segurança e rapidez no contato com a empresa e os outros setores, transmite-lhes a certeza de estarem trabalhando com uma empresa que se preocupa em atingir excelência.
Algumas ferramentas de suporte aos distribuidores são: ligações gratuitas (0800), revistas mensais, informações organizacionais, fax, teleconferências, treinamentos e reuniões, materiais de vídeo e áudio.


Fatores legais


Este é um ponto crítico pelo fato de envolver julgamentos éticos e morais em relação ao marketing multinível.

Segundo Buaiz: “No marketing de rede temos visto que alguns distribuidores estão mais preocupados em utilizar-se de todos os recursos antiéticos – mentiras, ilusão e pressão psicológica, por exemplo – para promover um crescimento mais acentuado em suas organizações.”

A conseqüência dessas atitudes é a desconfiança em massa em relação ao sistema de marketing multinível. Milhares de pessoas se decepcionam com o sistema quando descobrem que foram enganadas pela empresa “X” ou distribuidor “Y”.

A impressão negativa difundida pelo senso comum resultou na comparação direta entre o sistema de marketing multinível e o esquema em pirâmide.

No final da década de 70, várias diretrizes foram criadas a fim de legitimar as operações de marketing multinível. Dentre elas, as principais são:

a) Os distribuidores foram instruídos a vender (ou usar) 70% dos produtos que compram da empresa com o objetivo de não gerar estoques com o único intuito de aumentar o cheque das comissões (front-loading)

b) As empresas deveriam ter uma política de recompra, na proporção de 90% do preço dos produtos, para os produtos não vendidos daqueles que desistiram de continuar o negócio.

A adoção de normas rígidas e organização das empresas de vendas diretas no Brasil deram origem a uma entidade denominada Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Esta entidade passou a adotar códigos de conduta promovidos pela World Federation of Direct Selling Association (WFDSA). Os códigos de conduta visam a proteger consumidores e vendedores diretos para alertá-los contra ações de má-fé ou descuido nas relações existentes. Dentre os temas abordados estão: critérios de recrutamento, informações sobre produtos, estímulo à formação de estoque, respeito à privacidade do consumidor, critérios e prazos para devolução dos produtos.



Um Setor em
Crescimento
Constante
Só em 2016, O MMN movimentou
R$40,4 bilhões no Brasil segundo a
ABEVD, com 4,3 milhões de
empreendedores ativos no mercado.
O MMN oferece muito mais que uma
oportunidade de ganhar dinheiro: Ele
oferece a oportunidade de conquistar
uma vida invejável, com sua liberdade
financeira e mais tempo para aproveitar
sua família e amigos.




Como Diferenciar
uma Pirâmide
de um MMN
Legítimo

E esta dica é muito importante
para que você não entre numa
fria logo no começo da sua
carreira no Multnível.

é cercado por uma nuvem
negra de desconfiança e
incerteza graças a muitos
esquemas fraudulentos de
pirâmide, que enriquecem
poucos e tiram o dinheiro de
muitos.

Infelizmente, o mercado MMN

de uma empresa legítima.
Então vamos te mostrar como
fazer isso agora!

É importantissimo para você
saber diferenciar uma pirâmide
de uma empresa legítima.
Então vamos te mostrar como
fazer isso agora!

A Pirâmide Financeira

Primeiro de tudo, saiba que
a prátca de Pirâmide no
Brasil é um crime. Não há
modelo de negócios mágico
que te dê dinheiro rápido e
fácil. É simples assim.
Ao contrário do que muitos
pensam, uma Pirâmide pode
sim ter um produto. O que
diferencia isto de um MMN
de verdade é a aceitação do
produto pelas pessoas.
Geralmente, os produtos de
esquemas de Pirâmide não
possuem valor ou procura, e
acabam lotando a casa dos
membros da rede, pois não
tem saída comercial.

Além da qualidade e
aceitação dos produtos, você
também pode se certficar
que a empresa está
associada à ABEVD –
Associação Brasileira das
Empresas de Venda Direta,
que é o órgão que regula a
atuação das empresas sérias
de Venda Direta no nosso
país.
No MMN, você não possui
um mínimo de vendas ou
cadastros para poder ganhar,
além de poder receber seu
dinheiro de volta se desistir
do negócio no começo.

No esquema de pirâmide, só
o recrutamento de novas
pessoas é es�mado, e só
quem entrou primeiro é que
realmente ganha.
Eventualmente, o cadastro
de novos membros para e a
empresa acaba caindo como
um castelo de cartas.
Por isso, fique sempre atento
ao Plano de Negócios que
está sendo apresentado a
você. Apesar de muitas vezes
estas “empresas” passarem
credibilidade, é preciso estar
sempre atento à estes
detalhes para não entrar em
uma roubada.

Recapitulando:
Uma Pirâmide pode sim possuir um produto, no entanto
este produto muitas vezes não possui um valor comercial e
não é bem aceito no mercado
A pirâmide irá valorizar cada vez mais o cadastro de novos
membros ao invés de valorizar também a venda de seus
produtos, e só permitirá que você comece a ganhar de fato
após atingir certas metas
Um indicador importante para checar é se a empresa está
associada à ABEVD
Uma Empresa MMN de confiança irá ter alguns anos de
mercado e possuir um modelo de negócios sólido. Já uma
pirâmide pode acabar à qualquer momento!

Conclusão
O fato é que não existe uma fórmula
mágica para que você tenha sucesso no
Marketing Multnível.
O seu sucesso depende 90% do quanto
você trabalha duro para conseguir
cadastrar mais pessoas em sua rede e
vender seus produtos.
Se você conhece algum líder de
sucesso, ele poderá te falar isso com
certeza: O sucesso deles é resultado
direto do quanto tempo eles investiram
no negócio deles.
Quanto tempo você gasta entrando em
contato com novas pessoas,
trabalhando com os contatos quentes
(aqueles que já demonstraram
interesse no seu negócio), gerenciando
sua rede e dando suporte para seus
indicados afeta diretamente os lucros.
Uma última dica: Mantenha
sempre uma postura de
empreendedor. Veja além do
presente. Olhe para o futuro,
não só para os seus sonhos,
mas para os métodos e os
resultados. Entenda se o que
você está fazendo hoje em
dia realmente irá contribuir
para que você atinja a meta
que você mesmo estipulou
alcançar.
Errar é humano, e é com
nossos erros que nós
aprendemos e crescemos.
Use seus fracassos como
combustivel para alcançar o
sucesso.



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