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MARKETING PESSOAL

O marketing é o processo utilizado para definir quais produtos ou serviços possam interessar aos consumidores. O objetivo do marketing é fazer com que o produto ou serviço seja valorizado, notado, e assim, adquirido pelos clientes.
O marketing serve para potencializar as vendas de determinado produto ou serviço, com a ajuda de divulgação através de propagandas, embalagens, promoções, etc.
Já o marketing pessoal é um método usado para promoção pessoal. É o processo de se autovalorizar, de ser notado pelas suas qualidades, habilidades e competências. Ou seja, neste caso, o “produto” que deve ser notado e apreciado é a própria pessoa.

O marketing pessoal é indicado para as pessoas que desejam se auto promover e alcançar o sucesso, para "vender" sua imagem e influenciar a maneira como é observada por outras pessoas.
O marketing pessoal é essencial para o sucesso em tudo na vida, independente da forma que você o utiliza (consciente ou inconscientemente).
Este tipo de marketing é muito procurado por pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho, pois é uma forma de diferenciação de todos os outros.
O marketing pessoal e o marketing profissional estão relacionados, por isso é essencial saber apresentar características como ética, responsabilidade, bom senso, paciência, persistência, maturidade, etc.
O objetivo deste ARTIGO de Marketing Pessoal  é mostrar  o básico sobre ética profissional, etiqueta, dicas de oratória, ensinar a valorizar o lado pessoal e profissional, e muito mais.
Lembrando que este ARTIGO ´´é de nível básico, ou seja, indicado apenas para qualificar e atualizar o conhecimento.

O que é marketing pessoal


Mas afinal, o que realmente é marketing? Veja a definição clássica de Philip Kotler, considerado pelos profissionais da área como um “guru” no assunto:
Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros (1).
Marcos Cobra, um dos estudiosos do assunto mais respeitados no Brasil, descreve marketing assim:
"Marketing é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar (2)."
Mas quando você lê essas definições, não fica tentado a pensar: “Ah, eu sabia que marketing era só um nome mais sofisticado para a boa e velha técnica de vendas…”?
Alto lá, não se precipite em conclusões apressadas. A diferença fundamental é na abordagem. Fica claro que são coisas diferentes na declaração do prof. Theodore Levitt, um estudioso da Universidade de Harvard:
A venda focaliza-se nas necessidades do vendedor, o marketing, nas necessidades do comprador. A venda está preocupada com a necessidade do vendedor transformar o seu produto em dinheiro; o marketing, com a ideia de satisfazer as necessidades do consumidor por meio de um produto e de um conjunto de valores associados com a criação, entrega e, finalmente, seu consumo.
Outra definição, desta vez, brasileira, talvez esclareça melhor o conceito:
Marketing é a arte planejada de conquistar, encantar e manter o cliente (3).

Marketing Pessoal

O marketing pessoal tem como objetivo a promoção pessoal, ou seja, ensinar a pessoa a se valorizar, ser notada, admirada e alcançar o sucesso, através de suas qualidades, habilidades e competências.
O marketing pessoal é muito relacionado ao marketing profissional. Isto porque, está cada vez mais difícil se destacar entre a multidão quando o objetivo é garantir uma boa vaga de emprego. Por isso é fundamental melhorar suas habilidades e trabalhar suas qualidades, para assim poder ser notado e valorizado.Estando bem preparado, é muito mais fácil passar à frente de outros elementos concorrentes da área profissional.
Para isso, é fundamental seguir algumas regras e dicas importantes, que devem ser seguidas no dia-a-dia, como uma boa capacidade de comunicação, cuidados com a aparência, postura profissional adequada, criatividade, etc.
Hoje em dia, as empresas não analisam somente as experiências de um profissional, mas também querem profissionais com capacidade de liderar e motivar pessoas à sua volta.
Porém é necessário tomar alguns cuidados com o marketing pessoal. É fundamental ser sempre verdadeiro, ter honestidade e cuidar com as mentiras!
A primeira impressão é a que fica, independente se estivermos falando de uma entrevista de emprego ou de um primeiro encontro.
Dar atenção às pessoas sem distinção é muito importante, afinal, se tratando de marketing pessoal, a forma de tratar os outros pode ser um investimento lucrativo.
Mas o marketing pessoal não é indicado apenas para ganhar destaque na área profissional. Muitas pessoas buscam o marketing pessoal para ganhar auto confiança, se valorizar, saber conversar e ouvir, aprender a se portar em diversas ocasiões, etc.
O ideal é criar uma imagem positiva para si mesmo, com a finalidade de acreditarmos em nós antes mesmo de qualquer outra pessoa!
Um dos objetivos do marketing pessoal é não deixar que a timidez impeça de apresentar as qualidades.
Ou seja, o marketing pessoal é fundamental por diversos motivos e todas as pessoas deveriam seguir algumas dicas.
Atenção, objetividade, honestidade, gentileza e muitas outras atitudes são essenciais para o dia-a-dia.


Veja abaixo algumas dicas importantes que devem ser seguidas para um bom marketing pessoal:
Saber trabalhar em equipe;
Saber administrar conflitos;
Saber apresentar bons resultados;
Sempre que tiver oportunidade, apresentar seus projetos e ideias;
Transmitir confiança (tanto profissional, quanto pessoal);
Saber o que está fazendo e porquê está fazendo;
Ser otimista;
Ter bom humor. É fundamental para proporcionar um ambiente agradável;
Ser paciente. O ideal é sempre fazer um bom planejamento de onde pretende chegar;
Demonstrar interesse e iniciativa;
Ser persistente e ter motivação para tudo;
Atuar de forma ética;
Não fazer apenas o que pedem, mas sim fazer algo a mais. Faça a diferença!
Com poucas – mas importantes – atitudes no dia-a-dia, as pessoas ao se redor notarão sua força de vontade e prazer em realizar determinadas atividades.
O marketing pessoal é utilizado em todos os momentos e locais de nossa vida. Em todo local e em todo instante de nossa vida, é preciso vender a nossa melhor imagem, e para isso que serve este tipo de marketing, para ajudar a vender e promover o mais precioso produto: "você".
O marketing pessoal é toda ação que proporciona a possibilidade de sucesso a uma pessoa. É a prática de um indivíduo de ir alterando sua forma de agir e seu comportamento, desejando um melhor posicionamento no mercado e na vida. Por isso que é tão importante saber se apresentar às pessoas, cuidar com seu modo de falar e sempre cuidar de sua aparência e forma de se vestir.

Apresentação pessoal

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Isso porque, a apresentação pessoal representa muito sobre a nossa personalidade, tanto no modo como nos vestimos, quanto no modo como nos expressamos e falamos.
Sempre somos julgados, por todos e em todos os momentos, e se ainda não nos apresentamos de acordo com o que a situação pede, podemos ser mal interpretados.
Vamos ver agora algumas dicas de apresentação pessoal:
Gestos
O gesto é a forma de se expressar através das mãos e do corpo. É um complemento apenas para ilustrar a ideia, e não para impor a palavra.
Usar gestos excessivamente não irá fazer com que quem está ouvindo fique mais atento ao que você tem a dizer.
Todo gesto deve ser moderado e harmonioso. Evite o excesso de gesticulação e a mímica.
A palavra
Antes de falar, pense. Sempre reflita sobre o que irá falar e se não será considerado uma ofensa ao (s) ouvinte (s). O bom vocabulário é muito importante, por isso que é essencial ler muito e sempre se atualizar.
Aprenda a falar e calar na hora certa. O ideal é dizer a palavra exata na hora certa, e calar-se no momento oportuno.
A voz
Cuidado para não falar muito alto e acabar incomodando pessoas, ou baixo demais, a ponto de não ouvirem. Nada mais desagradável do que pedir para a pessoa repetir diversas vezes o que falou. A voz deve ter, antes de tudo, simpatia e clareza.
Hábitos deselegantes
Não é nada agradável ao conversar:
-gesticular nervosamente;
-roer unhas
-torcer as mãos;
-morder os lábios;
-não parar de mexer no cabelo;
-segurar o queixo ou o rosto;
-segurar as mãos nos bolsos;
-brincar com a bolsa, joias e outros acessórios;
-prestar atenção em coisas fora da conversa.
É deselegante e falta de ética durante uma conversa:
-Uso de gírias;
-Elogiar persistentemente e excessivamente;
-Usar chavões como “compreende”, “entende”, “eu não disse”, entre outros.
-Interromper. Quando interromper alguém, volte atrás e peça desculpas. É essencial deixar que as pessoas concluam seus pensamentos e frases.
-Maledicência. Quando você fala mal de alguém numa conversa, parece que há falta de assunto e falta de cultura, além de feio. Este não deve ser tema numa conversa.
-Empregar sempre a primeira pessoa do singular (EU);
Aparência
A aparência pessoal é muito importante para o sucesso social e profissional. É fundamental cuidar dos cabelos, pele e mãos. Além disso, é importante ficar atento ao vestuário, que deve estar sempre limpo e de acordo com cada situação.

Ética profissional


A palavra "ETHOS" é de origem grega e significa comportamento.
A ética profissional é um conjunto de normas e valores de comportamento e relacionamento que formam a consciência do profissional no ambiente de trabalho, no exercício de qualquer atividade.
Ter conhecimento e experiência numa determinada área não é suficiente quando a pessoa não tem ética profissional. É fundamental seguir padrões e valores, tanto da sociedade quanto da própria organização para alcançar a excelência profissional.
A ética no ambiente de trabalho pode proporcionar ao profissional comprometimento, confiabilidade e honestidade. A ética também irá fazer com que o profissional seja reconhecido, não apenas pelo seu trabalho, mas também pela sua postura e sua conduta exemplar.
Exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:
-educação e respeito com os colegas de trabalho;
-respeito às normas e regras da empresa;
-sempre buscar crescimento profissional sem prejudicar colegas de trabalho;
-respeito à hierarquia dentro da empresa;
-no ambiente de trabalho, realizar apenas as tarefas relacionadas ao trabalho;
-manter o bom humor, e ter ações e comportamentos com o objetivo de criar um clima agradável e positivo dentro da empresa;
-ter educação sempre e com todas as pessoas ao redor.
Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:
-proporcionar um ambiente de trabalho respeitoso, agradável e harmonioso;
-aumentar a confiança entre os funcionários;
-maior nível de produção na empresa.
Ética Profissional
Respeitar e ter uma boa relação com seus superiores, subordinados e público em geral. Cumprir os deveres, manter bons hábitos e seguir as regras no ambiente profissional.
Ética Social
A ética social está relacionada com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade.
Ética Moral
Ética moral é o respeito com as escolhas, os costumes, o modo de viver, enfim, a vida das outras pessoas.

Desenvolvendo a boa comunicação


Um dos principais métodos para uma boa aplicação do marketing pessoal é a comunicação.
A boa comunicação tem o poder de facilitar relações e abrir portas. Saber se comunicar de forma correta e adequada é algo fundamental para o dia-a-dia, nas relações pessoais e profissionais.
Tendo uma boa comunicação, é possível fazer uma boa exposição de suas ideias, apresentar projetos com profissionalismo, expressar-se de modo adequado, e ter diálogos que produzam entendimento.
Muitas pessoas possuem inseguranças e medos na hora de falar. Porém com algumas mudanças é possível melhorar muito a forma de se comunicar.
Antes de tudo, é necessário saber ouvir.Essa parte é essencial na boa comunicação. O ideal é silenciar e saber ouvir a outra pessoa de maneira focada, com verdadeira atenção.Escute bem para entender perfeitamente o que o outro diz e jamais o interrompa. Se não entendeu o que alguém disse, pergunte, mas na hora certa.Ou seja, se o objetivo é melhorar o poder de interação e influência com outras pessoas, o ideal é apostar no diálogo, falando muito, mas ouvindo ainda mais.
Outro ponto importante da boa comunicação, é sempre manter o foco da conversa, ou seja, tratar unicamente do tema em questão, sem outros assuntos paralelos e distrações.
Para ter uma comunicação de qualidade, é fundamental falar de forma clara e objetiva. Elimine as más palavras do vocabulário e evite erros de português ao se comunicar. Nada de falta de respeito e sarcasmos na conversa, ok? Sempre fale de maneira respeitosa!
É importante também saber separar e conhecer o perfil de quem irá receber a mensagem. Será que a pessoa a qual você está transmitindo a mensagem compreenderá o que você diz? É importante atentar ao perfil do receptor da mensagem!De nada adianta usar palavras que o ouvinte não entenderá, pois não ficará claro e objetivo.
Lembre-se que comunicação não é apenas "falar", mas também é importante lembrar do tom de voz, dos gestos, da postura, do olhar, etc. O conjunto de movimentos devem estar de acordo com a mensagem que você deseja transmitir verbalmente.
Ou seja, ter uma boa postura, não falar muito alto ou muito baixo, olhar nos olhos das pessoas ao conversar, entre outras coisas, pode ajudar a ter sucesso e compreensão nas mensagens transmitidas.


A sinceridade faz parte da boa comunicação. É fundamental ser transparente nas intenções e colocações numa conversa. Olho no olho, tom de voz firme e moderado, palavras alinhadas à expressão facial, e postura revelam o aspecto de sinceridade durante a comunicação.
Uma comunicação coerente e harmoniosa depende da capacidade de falar a coisa certa, da maneira certa, na hora certa, com a pessoa certa e com a motivação certa.Ou seja, às vezes falamos algo certo, porém de maneira errada, e isto pode gerar uma impressão diferente do que desejamos expressar.
É fundamental cuidar com o tom da voz. Nada de falar muito alto, ou baixo de mais. É muito desagradável ter que pedir para a pessoa repetir diversas vezes o que falou, ou pedir para diminuir o tom.
Como já falamos nesta lição, os gestos são importantes, pois auxiliam ase expressar através das mãos e do corpo. Porém, deve ser usado apenas como complemento, e não para impor a palavra. Para uma boa comunicação, os gestos devem ser usados moderadamente, e não excessivamente.Evite o EXCESSO de gesticulação e a mímica.
Antes de falar qualquer coisa, pense e reflita o que irá dizer ao outro. Além disso, o bom vocabulário é muito importante, por isso que é essencial ler muito e sempre se atualizar.

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