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Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Plano de Negócios)

O processo empreendedo

Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores!

Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras!

Desenvolver o Plano de Negócios
1.Sumário Executivo
2. O Conceito do Negócio
3. Equipe de Gestão
4. Mercado e Competidores
5. Marketing e Vendas
6. Estrutura e Operação
7. Análise Estratégica
8. Plano Financeiro Anexos

Gerenciar a empresa criada estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados!

Como ser bem sucedido


Fatores críticos de sucesso:
1) Uma excelente equipe de gestão
 2) Um bom plano de negócios 
3) Uma idéia realmente inovadora 
4) Networking 
5) Trabalho, trabalho, muito trabalho

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5 objetivos de um PN

•Testar a viabilidade de um conceito de negócio •Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia •Atrair recursos $$$ •Transmitir credibilidade •Desenvolver a equipe de gestão!

Por que escrever um Plano de Negócios?

•Para entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio
•Para gerenciar de maneira mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas
•Para monitorar o dia-a-dia da empresa
•Para conseguir FINANCIAMENTOS e recursos junto a bancos, governo, SEBRAE, investidores etc
•DADOS & FATOS: O Plano de Negócios aumenta em 60%a probabilidade de sucesso dos negócios. (Fonte: Harvard Business School)

Por que não escrever um Plano de Negócios?

•Eu não necessito de um
•Eu tenho um em minha cabeça “Thefinestmemoryis notfirmas writtenink” (Lao-Tse)
•Eu não sei como começar
•Eu não tenho tempo 
•Eu não sou bom com os números...

Aspectos Chave do Plano de Negócios

    O Plano de Negócios deve focar principalmente três questões:

Em que negócio você está?
O quê você (realmente) vende?
Qual é o seu mercado alvo?

Aspectos Chave da história

•Oportunidade, mercado, clientes 
•Capacidade gerencial de implementação 
•Recursos mínimos requeridos (pessoas, infra, etc) 
•Estratégia de entrada e visão de crescimento 
•Recursos $$ requeridos, fluxo de caixa, acordo etc 
•Premissas e análise de riscos
 •Opções de “colheita” (VC, aquisição, saída do negócio) •Cronograma 

Possíveis Públicos-Alvos de um Plano de Negócios

•M a n t e n e d o r e s das incubadoras (SEBRAE, FIESP etc)
•P a r c e i r o s : para estabelecimento de estratégias conjuntas
•B a n c o s : para outorgar financiamentos para equipamentos
•I n v e s t i d o r e s : empresas de capital de risco, pessoas jurídicas, BNDES, governo e outros interessados
•F o r n e c e d o r e s : para outorgar crédito para compra de mercadorias e matéria prima
•A própria empresa: para comunicação interna da Gerência com Conselho de Administração e com os empregados
•Os clientes potenciais: para vender a idéia e o produto/serviço

O que é o Plano de Negócios?

•É uma ferramenta de gestão para:
–aprendizagem e auto-conhecimento: organização e explicitação de idéias
–cooperação:  comunicação interna
–convencimento: comunicação externa; obtenção de $$$
–navegação: planejamento e monitoração do negócio

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O que contém o Plano de Negócios de uma empresa?

•1 -C a p a  
•2 S u m á r i o
 •3 -Sumário Executivo 
•4 -Planejamento Estratégico do Negócio
 •5 -Descrição da Empresa 
•6 -Produtos e Serviços 
•7 -Análise de Mercado 
•8 -Estratégias de Marketing
 •9 -Plano Financeiro 
•10 -Anexos

O que contém o Plano de Negócios de uma empresa? Estrutura 2

1 -Capa 2 
-Sumário 
3 -Sumário Executivo 
4 -Descrição da Empresa 
5 -Análise Estratégica
 6 -Produtos e Serviços 
7 -Mercado e Competidores 
8 -Marketing e Vendas 
9 -Plano Financeiro 
10 -Anexos

Qual o tamanho de um Plano de Negócios?

•Plano de Negócios completo: 15 a 40 páginas mais anexos.
•Plano de Negócios resumido: 10 a 15 páginas.
•Plano de Negócios Operacional: tamanho variável; uso interno
Sumário Executivo

•É a parte mais importante do Plano de Negócios
•Deve ser feito por último!
•Deve responder às perguntas


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Sumário Executivo

1. Breve descrição do negócio
 2. A oportunidade e a estratégia
 3. O mercado alvo e as projeções 
4. As vantagens competitivas 
5. The Economics, Profitability, and Harvest Potential 
6. A equipe 
7. A oferta

Sumário Executivo
 •Quem é você
 •Qualé suaestratégia/visão 
•O quevocê estáfazendo e o propósito de fazê-lo
 •Qual é seu mercado 
•Quanto$$ você precisa e o que fará com ele •Quais são suas vantagens competitivas

O que  não é: 
•Um resumodo PN 
•Uma introdução 
•Um prefácio 
•Uma coletâniade “highlights”


O conteúdo do plano

A oportunidade
•Qual é a oportunidade/mercado?
•Quã ogrande é esse mercado?
•Quais são as tendências deste mercado?
•Qual a velocidade de crescimento?

O conteúdo do plano

A análise de mercado
•Segmento de mercado
•Seu foco/nicho
•O que já existe no mercado(produtos/ serviços similares)
•Competidores
•Vantagens competitivas

O conteúdo do plano
A análise econômica do negócio
•margens praticadas
•potencial de lucro
•custos fixos e variáveis
•mêsdo breakeven
•mês para o fluxo de caixa positivo
O planode marketing
Estratégia de mkt
•posicionamento do produto/serviço
•preço
•canais distribuição
•como você chegará até seu cliente?
•publicidadee promoção
O planode desenvolvimento
•qual é o estágio atualde desenvolvimentodo produto/empresa
•tempo e recursos necessários para atingir metas
•análise de riscos
Propriedade intelectual
•você tem patentes?
•como você se compara com os competidores neste aspecto?
•tecnologia(própriaoude outros?)

Operacional
•ciclo operacional
•localização e infra
•terceiros e parceiros
•regulamentações, certificações...
•produção

O time
•perfil e experiênciade cada um
•o time é multidisciplinar e complementar?
•apoio externo: board, profissionais, professores, consultores...
$$$
•situação atual da empresa •projeções para 5 anos: –Demonstrativo de resultados –Fluxo de caixa –Balanço •Não esquecer: ponto de equilíbrio, payback, ROI •Não esquecer: mostrar todas as premissas usadas nas projeções •$$ necessários(usos e fontes)
•Valorização ??? (quanto
vale sua empresa???)

Dicas finais
•revise o plano(consultores, professores, board) •mostre o que você está oferecendo •faça cenários •faça uma apresentação pptde 12 slides/15minutos •seja objetivo •use gráficos e tabelas •evite excessos: coloque em anexo •faça sua própria planilha(evite formatos padrões de softwares) •referencie todas os dados que não são seus •preocupe-se com a aparência do plano •encaderne de forma que seja de fácil manuseio •faça várias versões do plano para cada público alvo diferente •faça ainda um Sumário Executivo Estendido(3 a 5 pg)

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