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Oportunidade de renda extra :Como Ganhar Dinheiro na Internet
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O processo empreendedo
Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores!
Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras!
Desenvolver o Plano de Negócios
1.Sumário Executivo
2. O Conceito do Negócio
3. Equipe de Gestão
4. Mercado e Competidores
5. Marketing e Vendas
6. Estrutura e Operação
7. Análise Estratégica
8. Plano Financeiro Anexos
Gerenciar a empresa criada estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados!
Como ser bem sucedido
Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores!
Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras!
Desenvolver o Plano de Negócios
1.Sumário Executivo
2. O Conceito do Negócio
3. Equipe de Gestão
4. Mercado e Competidores
5. Marketing e Vendas
6. Estrutura e Operação
7. Análise Estratégica
8. Plano Financeiro Anexos
Gerenciar a empresa criada estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados!
Como ser bem sucedido
Fatores críticos de sucesso:
1) Uma excelente equipe de gestão
2) Um bom plano de negócios
3) Uma idéia realmente inovadora
4) Networking
5) Trabalho, trabalho, muito trabalho
5 objetivos de um PN
•Testar a viabilidade de um conceito de negócio •Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia •Atrair recursos $$$ •Transmitir credibilidade •Desenvolver a equipe de gestão!
Por que escrever um Plano de Negócios?
•Para entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio
•Para gerenciar de maneira mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas
•Para monitorar o dia-a-dia da empresa
•Para conseguir FINANCIAMENTOS e recursos junto a bancos, governo, SEBRAE, investidores etc
•DADOS & FATOS: O Plano de Negócios aumenta em 60%a probabilidade de sucesso dos negócios. (Fonte: Harvard Business School)
Por que não escrever um Plano de Negócios?
•Eu não necessito de um
•Eu tenho um em minha cabeça “Thefinestmemoryis notfirmas writtenink” (Lao-Tse)
•Eu não sei como começar
•Eu não tenho tempo
•Eu não sou bom com os números...
Aspectos Chave do Plano de Negócios
O Plano de Negócios deve focar principalmente três questões:
Em que negócio você está?
O quê você (realmente) vende?
Qual é o seu mercado alvo?
Aspectos Chave da história
•Oportunidade, mercado, clientes
•Capacidade gerencial de implementação
•Recursos mínimos requeridos (pessoas, infra, etc)
•Estratégia de entrada e visão de crescimento
•Recursos $$ requeridos, fluxo de caixa, acordo etc
•Premissas e análise de riscos
•Opções de “colheita” (VC, aquisição, saída do negócio) •Cronograma
Possíveis Públicos-Alvos de um Plano de Negócios
•M a n t e n e d o r e s das incubadoras (SEBRAE, FIESP etc)
•P a r c e i r o s : para estabelecimento de estratégias conjuntas
•B a n c o s : para outorgar financiamentos para equipamentos
•I n v e s t i d o r e s : empresas de capital de risco, pessoas jurídicas, BNDES, governo e outros interessados
•F o r n e c e d o r e s : para outorgar crédito para compra de mercadorias e matéria prima
•A própria empresa: para comunicação interna da Gerência com Conselho de Administração e com os empregados
•Os clientes potenciais: para vender a idéia e o produto/serviço
O que é o Plano de Negócios?
•É uma ferramenta de gestão para:
–aprendizagem e auto-conhecimento: organização e explicitação de idéias
–cooperação: comunicação interna
–convencimento: comunicação externa; obtenção de $$$
–navegação: planejamento e monitoração do negócio
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O que contém o Plano de Negócios de uma empresa?
•1 -C a p a
•2 S u m á r i o
•3 -Sumário Executivo
•4 -Planejamento Estratégico do Negócio
•5 -Descrição da Empresa
•6 -Produtos e Serviços
•7 -Análise de Mercado
•8 -Estratégias de Marketing
•9 -Plano Financeiro
•10 -Anexos
O que contém o Plano de Negócios de uma empresa? Estrutura 2
1 -Capa 2
-Sumário
3 -Sumário Executivo
4 -Descrição da Empresa
5 -Análise Estratégica
6 -Produtos e Serviços
7 -Mercado e Competidores
8 -Marketing e Vendas
9 -Plano Financeiro
10 -Anexos
Qual o tamanho de um Plano de Negócios?
•Plano de Negócios completo: 15 a 40 páginas mais anexos.
•Plano de Negócios resumido: 10 a 15 páginas.
•Plano de Negócios Operacional: tamanho variável; uso interno
Sumário Executivo
•É a parte mais importante do Plano de Negócios
•Deve ser feito por último!
•Deve responder às perguntas
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Sumário Executivo
1. Breve descrição do negócio
2. A oportunidade e a estratégia
3. O mercado alvo e as projeções
4. As vantagens competitivas
5. The Economics, Profitability, and Harvest Potential
6. A equipe
7. A oferta
Sumário Executivo
•Quem é você
•Qualé suaestratégia/visão
•O quevocê estáfazendo e o propósito de fazê-lo
•Qual é seu mercado
•Quanto$$ você precisa e o que fará com ele •Quais são suas vantagens competitivas
O que não é:
•Um resumodo PN
•Uma introdução
•Um prefácio
•Uma coletâniade “highlights”
O conteúdo do plano
A oportunidade
•Qual é a oportunidade/mercado?
•Quã ogrande é esse mercado?
•Quais são as tendências deste mercado?
•Qual a velocidade de crescimento?
O conteúdo do plano
A análise de mercado
•Segmento de mercado
•Seu foco/nicho
•O que já existe no mercado(produtos/ serviços similares)
•Competidores
•Vantagens competitivas
O conteúdo do plano
A análise econômica do negócio
•margens praticadas
•potencial de lucro
•custos fixos e variáveis
•mêsdo breakeven
•mês para o fluxo de caixa positivo
O planode marketing
Estratégia de mkt
•posicionamento do produto/serviço
•preço
•canais distribuição
•como você chegará até seu cliente?
•publicidadee promoção
O planode desenvolvimento
•qual é o estágio atualde desenvolvimentodo produto/empresa
•tempo e recursos necessários para atingir metas
•análise de riscos
Propriedade intelectual
•você tem patentes?
•como você se compara com os competidores neste aspecto?
•tecnologia(própriaoude outros?)
Operacional
•ciclo operacional
•localização e infra
•terceiros e parceiros
•regulamentações, certificações...
•produção
O time
•perfil e experiênciade cada um
•o time é multidisciplinar e complementar?
•apoio externo: board, profissionais, professores, consultores...
$$$
•situação atual da empresa •projeções para 5 anos: –Demonstrativo de resultados –Fluxo de caixa –Balanço •Não esquecer: ponto de equilíbrio, payback, ROI •Não esquecer: mostrar todas as premissas usadas nas projeções •$$ necessários(usos e fontes)
•Valorização ??? (quanto
vale sua empresa???)
Dicas finais
•revise o plano(consultores, professores, board) •mostre o que você está oferecendo •faça cenários •faça uma apresentação pptde 12 slides/15minutos •seja objetivo •use gráficos e tabelas •evite excessos: coloque em anexo •faça sua própria planilha(evite formatos padrões de softwares) •referencie todas os dados que não são seus •preocupe-se com a aparência do plano •encaderne de forma que seja de fácil manuseio •faça várias versões do plano para cada público alvo diferente •faça ainda um Sumário Executivo Estendido(3 a 5 pg)
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